ATENÇÃO: Todas as lives começam às 19h no YouTube do Levante
DEBATE AMORES IMPRESSOS (26/07)
Abrindo a programação de debates da Edição Molotov do Levante – Festival de Curtas-Metragens de Pelotas, teremos uma conversa especial sobre a Mostra Amores Impressos, que teve a curadoria do crítico e pesquisador Adriano Garrett, em uma sessão realizada à convite do Festival.
Para falar dos traços que o amor imprime no nosso corpo, no tempo e nos espaços, os convidados para a conversa são o cineasta e poeta pernambucano Felipe André Silva, a professora e pesquisadora Glaura Cardoso e o curador e realizador Fábio Rodrigues Filho.
A conversa acontecerá na SEGUNDA-FEIRA, dia 26/07, das 19h às 20:30h, abrindo as atividades do festival, com transmissão ao vivo no YouTube do Levante.
DEBATE MOSTRA UNIVERSITÁRIA (27/07)
No dia 27/07, terça-feira, a edição Molotov do Levante – Festival de Curtas-Metragens de Pelotas terá a honra e o prazer de receber a cineasta brasileira Dácia Ibiapina para conversar sobre a Mostra de Cinema Universitário. Junto a ela, teremos duas presenças igualmente especiais: a roteirista e professora Eleonora Loner e a curadora e pesquisadora Amaranta Cesar.
A mediação da conversa será dos curadores da mostra, Lauren Mattiazzi Dilli e Gianluca Cozza, responsáveis pela seleção dos filmes. O debate será transmitido ao vivo no YouTube do Levante, das 19h até às 20h30 e com comentários disponíveis para o público fazer suas perguntas.
DEBATE HORROR CONTEMPORÂNEO (28/07)
Na quarta-feira, dia 28/07, o foco do nosso debate será a Mostra de Horror Contemporâneo, que teve a curadoria especial de Matheus Strelow. Para nossa conversa, três convidados especialíssimos se farão presente: Carlos Primati, Laura Cánepa e Rodrigo Carreiro.
O próprio curador da Mostra será o responsável pela mediação do bate-papo, que começará pontualmente às 19h, ao vivo, no YouTube do Levante, com o intuito de discutir os desdobramentos do corpo, do político e do social que encaminharam o cinema de Horror em curtas-metragens na última década.
DEBATE CINEMAS DE DISTOPIA (29/07)
Na quinta-feira, dia 29/07, uma das sessões mais marcantes da edição Molotov do Levante – Festival de Curtas-Metragens de Pelotas vai receber a sua mesa redonda. A Mostra Distópica, que analisa formatos variados de curtas-metragens (entre ficções e animações) na tentativa de dar vazão ao Brasil atual receberá três convidados marcantes: Kariny Martins e James Zórtea.
A conversa terá a mediação dos dois curadores da Mostra, Victória Kaminski e Lucas Honorato. Ela será transmitida ao vivo no YouTube do Levante, das 19h às 20:30h, com comentários disponíveis ao público.
DEBATE CINEMA ACIDENTAL (30/07)
Na sexta-feira, dia 30/07, acontecerá o penúltimo debate da edição Molotov do Levante – Festival de Curtas-Metragens de Pelotas. Para discutir um cinema acidental, que acontece de repente e que é migrante das estéticas caseiras do vídeo, teremos três ilustres convidados: o cineasta baiano Marcus Curvelo, a crítica de cinema Julia Noá e o pesquisador de filosofia das artes XXX.
Na mediação da conversa, teremos a presença do curador André Berzagui, responsável pela inventiva seleção dos filmes da mostra. A conversa acontece online, transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Festival Levante e vai das 19h até às 20:30h.
DEBATE CINEMA DE MARGEM (31/07)
No último dia da Edição Molotov do Levante – Festival de Curtas-Metragens de Pelotas, teremos a mesa redonda da mostra Cinemas de Margem, com a curadoria especial da direção geral do festival. Para esta conversa, contaremos com a presença especial de três das críticas de cinema mais interessantes do cenário atual: Maria Trika, Ana Júlia Silvino e Juliana Costa.
A mediação da conversa é de Rubens Fabricio Anzolin e João Fernando Chagas. E o bate-papo ocorre no sábado, dia 31/07, às 19h, ao vivo pelo YouTube do Festival Levante.
Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20