Palestras e Debates

As lives, palestras e debates do Levante serão todas transmitidas pelo YouTube do Festival! Você pode acessar as datas na página da PROGRAMAÇÃO.

24/03, às 16h

O Caminho dos Filmes: Por Uma Distribuição Alternativa Marcelo Ikeda


A temática da conversa girará em torno das possibilidades de distribuição dos curtas-metragens realizados no cinema brasileiro hoje em dia. Para além de apontar caminhos, Marcelo Ikeda traz possibilidades e provocações sobre como fazer um filme rodar, onde exibir as obras e o que é necessário para que o público consiga chegar até a obra de arte e a mesma gerar uma reflexão em quem a assiste. Marcelo Ikeda é carioca, professor da Universidade Federal do Ceará, membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e autor dos livros: “Cinema de Garagem”, “Cinema Brasileiro A Partir da Retomada”, “Fronteiras e Fissuras: O Coletivo Alumbramento e o Cinema Contemporâneo Brasileiro” dentre outros. Seu último lançamento é a obra “Cinema Independente Brasileiro Contemporâneo em 50 Filmes”, que saiu neste ano pela Editora Sulina.

25/03, às 16h

2 – Diálogo Sobre o Curta-Metragem de Animação Helena Hilário, mediação de Amanda Trindade

No dia 25/03, quinta-feira, às 16h, o Levante tem o prazer de anunciar que ofertará ao seu público uma conversa muito instigante sobre o movimento dos curtas-metragens de animação no Brasil. Para esta fala, convidamos duas cineastas do mais alto calibre neste assunto para que possam trocar uma ideia com o nosso público acerca das dificuldades e possibilidades de produção de animação no Brasil. Desde o fazer filmes com auxílio econômico até os caminhos do cinema de animação que nasce em Universidades Federais ao redor do país para trilhar rotas inesperadas em eventos e festivais importantes na modalidade. Nossas convidadas são a animadora Helena Hilario, co-diretora do curta-metragem “Umbrella”, que esteve na short-list do Oscar neste último ano e a ilustradora, quadrinista e realizadora Amanda Treze, diretora do curta-metragem “Céu da Boca”, indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

26/03, às 16h

3 – O Que Brilha no Choque: Montagens de Camponeses e Operários no Cinema Brasileiro Analu Favretto & Maurício Vassali


Maurício e Analu, com diferentes abordagens em suas pesquisas – uma dedicada ao operário na nossa cinematografia, a outra dedicada a filmes de camponeses, realizados no interior dos estados – trazem uma conversa para abrir os olhos de quem tem interesse nestas áreas e demonstram também novas possibilidades para o caminho do pensar o cinema e as imagens.

Analu Favretto é mestranda da UNISINOS, formada em Cinema & Audiovisual pela UFPel. É também crítica de cinema e realizadora audiovisual, com passagem por festivais ao redor do Brasil. Durante sua formação, teve um trabalho largo e duradouro nas salas de cinema do Cine UFPel, em Pelotas.

Maurício Vassali é doutorando em Comunicação pela PUC-RS, com pesquisa voltada às imagens do operário no cinema brasileiro. É formado pela Universidade Federal de Pelotas e também é membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Durante anos, fez parte do Zero4 Cineclube. 




search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close