As lives, palestras e debates do Levante serão todas transmitidas pelo YouTube do Festival! Você pode acessar as datas na página da PROGRAMAÇÃO.

24/03, às 16h
O Caminho dos Filmes: Por Uma Distribuição Alternativa Marcelo Ikeda
A temática da conversa girará em torno das possibilidades de distribuição dos curtas-metragens realizados no cinema brasileiro hoje em dia. Para além de apontar caminhos, Marcelo Ikeda traz possibilidades e provocações sobre como fazer um filme rodar, onde exibir as obras e o que é necessário para que o público consiga chegar até a obra de arte e a mesma gerar uma reflexão em quem a assiste. Marcelo Ikeda é carioca, professor da Universidade Federal do Ceará, membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e autor dos livros: “Cinema de Garagem”, “Cinema Brasileiro A Partir da Retomada”, “Fronteiras e Fissuras: O Coletivo Alumbramento e o Cinema Contemporâneo Brasileiro” dentre outros. Seu último lançamento é a obra “Cinema Independente Brasileiro Contemporâneo em 50 Filmes”, que saiu neste ano pela Editora Sulina.

25/03, às 16h
2 – Diálogo Sobre o Curta-Metragem de Animação Helena Hilário, mediação de Amanda Trindade
No dia 25/03, quinta-feira, às 16h, o Levante tem o prazer de anunciar que ofertará ao seu público uma conversa muito instigante sobre o movimento dos curtas-metragens de animação no Brasil. Para esta fala, convidamos duas cineastas do mais alto calibre neste assunto para que possam trocar uma ideia com o nosso público acerca das dificuldades e possibilidades de produção de animação no Brasil. Desde o fazer filmes com auxílio econômico até os caminhos do cinema de animação que nasce em Universidades Federais ao redor do país para trilhar rotas inesperadas em eventos e festivais importantes na modalidade. Nossas convidadas são a animadora Helena Hilario, co-diretora do curta-metragem “Umbrella”, que esteve na short-list do Oscar neste último ano e a ilustradora, quadrinista e realizadora Amanda Treze, diretora do curta-metragem “Céu da Boca”, indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

26/03, às 16h
3 – O Que Brilha no Choque: Montagens de Camponeses e Operários no Cinema Brasileiro Analu Favretto & Maurício Vassali
Maurício e Analu, com diferentes abordagens em suas pesquisas – uma dedicada ao operário na nossa cinematografia, a outra dedicada a filmes de camponeses, realizados no interior dos estados – trazem uma conversa para abrir os olhos de quem tem interesse nestas áreas e demonstram também novas possibilidades para o caminho do pensar o cinema e as imagens.
Analu Favretto é mestranda da UNISINOS, formada em Cinema & Audiovisual pela UFPel. É também crítica de cinema e realizadora audiovisual, com passagem por festivais ao redor do Brasil. Durante sua formação, teve um trabalho largo e duradouro nas salas de cinema do Cine UFPel, em Pelotas.
Maurício Vassali é doutorando em Comunicação pela PUC-RS, com pesquisa voltada às imagens do operário no cinema brasileiro. É formado pela Universidade Federal de Pelotas e também é membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Durante anos, fez parte do Zero4 Cineclube.