Programação

O Levante – Festival de Curtas-Metragens de Pelotas fará a sua primeira edição agora, no mês de março. Durante os dias 23 a 29, os espectadores poderão acompanhar uma seleção diversa de curtas-metragens brasileiros organizados em quatro mostras diferentes. Com mais de 40 filmes disponíveis, o intuito do festival é levar para a cidade de Pelotas uma programação que jogue luz em filmes que não tem medo de se arriscar, na tentativa de desbravar um cinema de primeira viagem feito por realizadores ainda muito jovens.

Separadas em Mostra Levante, Mostra Animada, Mostra Paralela e Mostra Retrospectiva, os filmes do festival estarão disponíveis no site do evento (levantefestival.com). Durante os quatro primeiros dias, uma sessão de cada um dos certames ficará disponível por 24h, das 19h de um dia até às 19h do dia seguinte. Além disso, para quem não conseguir acompanhar durante a semana a programação do Levante, todos os filmes exibidos permanecerão em cartaz para uma repescagem, durante os dois dias restantes, 27 e 28/03.

Além disso, o festival contará com três palestras e debates em formato live, no YouTube do Levante. A primeira palestra será com Marcelo Ikeda, acerca das possíveis rotas de distribuição no cinema de curta-metragem do Brasil. Também contaremos com Helena Hilario, diretora do curta animado Umbrella, pré-indicado ao Oscar, para falar sobre os métodos de produção dos filmes animados no país. Esta conversa contará com a mediação da cineasta Amanda Treze, indicada ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pelo filme Céu da Boca (2019). Já nossa última palestra será com os pesquisadores Analu Favretto e Maurício Vassali, onde debateremos as imagens do trabalho e do interior como forma de reflexão em nosso cinema.

Os debates também ocorrerão no YouTube do Levante, e contarão com a presença de cada um dos realizadores dos filmes. Às 18h serão os debates da Mostra Levante, sempre um dia após as sessões. Já às 20h, teremos os debates da Mostra Animada. As palestras, porém, serão sempre às 16h.

O Levante tem direção geral e produção de João Fernando Chagas e Rubens Fabricio Anzolin, além de contar com o apoio do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e dos Cursos de Cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Além disso, o Navega – Rotas Criativas é também um dos parceiros do evento, oferecendo dois cursos grátis para cada um dos premiados nas Mostras Levante e Animada. Já a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS), marcará presença com a formação do Júri da Crítica, integrado por Thomás Boeira, Luciana Tubello e Carlos André Moreira.


A programação completa do festival pode ser acessada abaixo, com as datas e horários de cada um dos eventos:

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close