Sobre

O Levante é um festival de cinema sediado em Pelotas dedicado à exibição de curtas-metragens brasileiros. Fundado em 2020, nossa busca é por jogar luz em filmes cuja invenção formal e a inovação estética possibilitem a abertura de novos caminhos no campo do cinema brasileiro. Além disso, o Levante tem como papel fundamental fomentar a união de frentes artísticas na cidade de Pelotas, com o intuito de consolidar e fortalecer ainda mais o município diante da indústria nacional de cinema. O evento reúne profissionais da área, realizadores audiovisuais, técnicos da indústria, críticos cinematográficos, curadores e pesquisadores. Mais que isso, o festival também conta com um público fortemente universitário, fazendo um enlace entre os jovens estudantes da cidade de Pelotas e os novos realizadores do cinema brasileiro. 

A partir de 2022, o Levante passará a ser realizado anualmente de forma presencial, com sedes principais no Theatro Sete de Abril, localizado no Centro Histórico de Pelotas. Mais que um evento de cinema, somos essencialmente um conjunto de profissionais que almeja levar à frente as obras, potencializar as jovens promessas em curtas-metragens e descobrir os sujeitos e filmes que ainda estão escondidos neste Brasil tão profundo. 

Afinal, o que todos nós nos perguntamos quando pensamos no Levante é sumariamente uma única coisa: onde se escondem os filmes? Por que alguns deles fazem a curva das trajetórias de exibição e outros terminam desaparecidos? 

Quando este evento foi criado, essas eram nossas maiores dúvidas e provocações. Com o passar do tempo, descobrimos não apenas que ainda falta um longo tempo para que essa pergunta tenha uma resposta, mas sobretudo que, mais importante que a resposta, é continuar a questionar. Entre os dias 05 a 10 de setembro, essas indagações ganharão outros contornos, serão ilustradas por outros filmes, e teremos a possibilidade de ouvir novas vozes na tentativa de respondê-las. 

Enquanto acreditarmos que o cinema brasileiro em curtas-metragens continua a revelar, diariamente, novos indivíduos e talentos, seguiremos na implacável tentativa de jogar luz aos seus inestimáveis gestos artísticos. Pois é a partir do novo que redescobriremos o velho, a partir do futuro que vislumbraremos um passado, e a partir do Levante que saberemos onde se escondem os filmes. 

João Fernando Chagas
Rubens Fabricio Anzolin

Produtores e Diretores Gerais do Levante